terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cristão evangeliza a Turquia através da medicina

Para comemorar o dia do médico, 18 de outubro, a equipe do CPAD News apresenta a história de um médico cristão quem tem feito a diferença na Turquia. Ele utiliza os conhecimentos adquiridos na faculdade de medicina para ajudar a população. Mas não para por aí. Ele aproveita para falar do amor de Deus aos pacientes.
O doutor Hamit Kaya é o primeiro plantador de igrejas da Zaza, leste da Turquia. Uma vez por mês ele viaja para sua cidade natal e as suas aldeias. Ele usa a sua formação médica para atender às necessidades dos moradores.
Por ter nascido naquela região, o doutor consegue transmitir a Palavra de Deus numa linguagem que todos entendem. “No primeiro dia da nossa viagem, ele visitou grupo após o grupo, indivíduo após indivíduo, aprofundando as amizades”, conta um trabalhador da igreja Batista do Sul, que viajou com ele.
Com a ajuda dos Batistas do Sul, Kaya compra remédios de uma farmácia local e distribui à comunidade. Ele também doa alimentos básicos para as famílias, incluindo óleo de cozinha, farinha e outros produtos.
Kaya é conhecido e querido pelo chefe do hospital, pastores, professores, médicos, empresários, agricultores, comerciantes, hoteleiros, donos de restaurantes e do prefeito da cidade.
O doutor Kaya conheceu Jesus durante um chá que tomava com um cristão na faculdade. Depois de ganhar seu diploma e ajudar feridos na Turquia, o coração de Kaya virou-se para seu próprio povo.
Além do ministério da medicina, Kaya foi o primeiro plantador de igrejas indígena. E as primeiras porções das Sagradas Escrituras na língua Zaza já estão disponíveis.
Ore por Hamit Kaya para que leve o evangelho ao povo de Zaza. Ele trabalha atualmente em uma pequena cidade de 3 mil pessoas. O próximo alvo é uma pequena aldeia, que tem cerca de 30 pessoas e fica a 100 quilômetros