quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Município vai treinar pastores evangélicos pra combater dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá vai capacitar 40 integrantes do Conselho Regional dos Pastores Evangélicos de Corumbá (COREME) para serem multiplicadores das ações de prevenção e combate à dengue. A estratégia faz parte de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal e a instituição religiosa e foi discutida na noite do último domingo, durante uma palestra sobre a doença na Igreja Presbiteriana Renovada.
Conforme a bióloga Grace Bastos, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os pastores serão importantes na luta contra a doença porque poderão “repassar conhecimento adquirido a suas congregações”. Ela observa ainda que, a partir da capacitação, cada pastor receberá material informativo necessário para multiplicar os conhecimentos, além de um certificado da campanha “Dengue: se agir podemos evitar”, que será afixado no mural de entrada de cada instituição, como forma de lembrar que as ações não podem parar. A data da capacitação será definida pela equipe da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura.
Palestra
A palestra realizada no domingo contou também com a presença do biólogo Luiz Donizethe Linzão, coordenador de vetores do CCZ. O grupo foi recebido por Marcos Alexandre Sgorlon, secretário do COREME e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada. Cerca de 80 pessoas assistiram à palestra e, na ocasião, Sgorlon proferiu um sermão bíblico, afirmando: “O Senhor sabe que temos nossas fraquezas, mas todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Assim, não só pedir, devemos também orar e agir, ajudando a nós e ao próximo nesta luta contra a dengue”.
Ainda durante a palestra, Luiz Linzão ressaltou os cuidados que todos devem ter com relação à doença, lembrando os sintomas e orientando os presentes a fazer “o dever de casa, evitando surgimento de novos focos no combate e dos cuidados contra a dengue”. O evento foi concluído com apresentação de um filme da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o tema e debate.