sábado, 2 de abril de 2011

Igreja Universal em Portugal conta com mais de 100 templos

Levar o Evangelho ao mundo. Esse também era um dos objetivos do bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja... 

26 / novembro / 2010 - 14:40

Igreja Universal em Portugal conta com mais de 100 templos

Levar o Evangelho ao mundo. Esse também era um dos objetivos do bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja...

Levar o Evangelho ao mundo. Esse também era um dos objetivos do bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal. Confiante no Deus do impossível, o bispo sempre teve a certeza de que trabalho evangelístico da IURD no exterior seria bem-sucedido, assim como no Brasil.
Em Portugal, a IURD chegou em dezembro de 1989. Porém, só foi fundada no ano seguinte. A primeira Igreja situava-se na Estrada da Luz, 28 C, em Lisboa. As reuniões eram ministradas pelo bispo Paulo Roberto Guimarães. Naquela época, a Igreja era alugada e pequena; cabiam apenas 200 pessoas. Hoje, a IURD está consolidada no país. Já conta com mais de 100 templos e mais de 15 mil membros.
A IURD de Portugal também está com suas portas abertas diariamente, com quatros reuniões, para ajudar aqueles que necessitam de uma palavra de conforto ou oração. A cada dia há um culto específico para atender aqueles que sofrem. Seja no aspecto sentimental, financeiro, familiar, saúde e espiritual.
Em Portugal, muitas são as pessoas que tem testemunhado vitórias, já que, outrora, tinham suas vidas arruinadas. Porém, ao conhecer o Deus vivo, tiveram uma vida transformada.
É o caso da empresária, Dora Bela Santos, moradora do distrito de Évora. Ela conta que tinha uma revolta muito grande dentro dela, contra tudo e todos. “Chegava a sentir desprezo pelos que me rodeavam e isso fazia com que tivesse dificuldade em fazer amigos. Eu não gostava de me relacionar com ninguém, eu era muito negativa”, afirma.
Além dos conflitos interiores, Dora também enfrentava crises familiares. “Não havia união na minha família, a minha mãe e a minha irmã não se falavam; a minha mãe era muito difícil e o meu pai também era extremamente nervoso, tanto que teve que ser operado ao coração. Pensei, algumas vezes, em suicidar-me, pois, queria que acabasse meu sofrimento”, lembra.
Como consequência de todo este desequilíbrio, ela também não conseguia ser bem sucedida profissionalmente, pois tinha medo de tomar atitudes diferentes. “Enterrava-me muito nos estudos, mas nunca tive a visão de ter um negócio próprio; nem queria ouvir falar desse assunto, pois, tinha medo e achava que não era para mim”, confessa.
Ao chegar à Igreja Universal, Dora se libertou de todo medo e decidiu abrir o próprio negócio. Hoje, ela e o marido, Paulo Santos, vivem uma vida nova que conquistaram após exercitarem a fé no Senhor Jesus. “Hoje, sou uma pessoa transformada, tenho amor pelas pessoas e compreendo que muitas precisam que levemos Deus as suas vidas para haver uma mudança. Não tenho mais medo de estar e de falar com as pessoas; a minha mãe e a minha irmã já se falam; e o meu pai também está muito melhor”, declara.

Concentrações de fé

A história da Igreja Universal no país também está marcada pelas grandes concentrações de fé. O bispo Renato Maduro, que esteve à frente do trabalho em Portugal durante muitos anos, fez parte do crescimento da Igreja naquele país.
O Coliseu dos Recreios, casa de espetáculo conceituada em Portugal, abrigou vários eventos. Entre eles, reuniões de Libertação e Conquistas Financeiras; e uma Festa para angariar fundos para o Projeto Nordeste, em Irecê, Bahia.
Os estádios que estão acostumados a receber jogos do Campeonato Português também foram palco de muitas concentrações destinadas à família. Em Lisboa, vale à pena ressaltar Os Belenenses, Estrela da Amadora e Dragões do Atlântico. No Porto, Rosa Mota, Beça e Leça da Palmeira.

Mídia

No universo, mídia, a Igreja Universal não mede esforço para levar a pregação do Evangelho aos lugares mais distantes. E tem investido em equipamentos e funcionários, além contratar vários profissionais.
Em Portugal, a IURD conta com Folha de Portugal, as rádios Miramar FM (95.5), Liz, de Leiria, FM (101.3), Gaia FM (95.5) e a Rede Aleluia online.