quinta-feira, 1 de março de 2012

Tornados deixam pelo menos 9 mortos no meio-oeste dos EUA


Washington, 29 fev (EFE).- Vários tornados deixaram pelo menos nove mortos nesta quarta-feira no sul dos estados americanos de Illinois e Missouri, confirmaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos, que advertem sobre dezenas de feridos e danos materiais.
A última apuração oficial confirma nove mortos (um a menos que em informações prévias), seis dos quais registrados em Illinois e três no Missouri, estados onde as rajadas de vento chegaram até 320 quilômetros por hora.
Vários estados do país, no meio-oeste e sul dos EUA, estão nesta quarta-feira sob a ameaça de fortes tempestades e alertas de tornado.
Em áreas do Tennessee, Kentucky e Kansas, houve fortes chuvas e ventos nesta manhã. Em Harrisburg (Illinois), a cidade mais afetada, pelo menos seis pessoas morreram, duas delas menores, confirmou à Agência Efe um porta-voz do governo estadual, Mike Claffey, que destacou que a zona urbana desta cidade de 9 mil habitantes também sofreu graves danos materiais.
No estado vizinho do Missouri, três outras pessoas morreram, que viviam em caravanas, nas zonas de Cassville e Búfalo, disse à Efe um porta-voz do escritório do governador do estado.
Em Harrisburg, o prefeito classificou os efeitos na cidade de 'absolutamente devastadores': um mínimo de 100 pessoas feridas na zona urbana, cerca de 300 casas foram parcialmente ou totalmente destruídas e cerca de 25 estabelecimentos comerciais ficaram danificados, segundo dados do escritório da Administração local.
Tanto em Harrisburg como no restante do sul do estado de Illinois, diversas linhas de energia foram afetadas, houve vazamentos de gás, várias ruas estão bloqueadas e as escolas estão fechadas.
A companhia energética Ameren Illinois informou que cerca de 12,3 mil clientes se encontram sem fornecimento de eletricidade.
No condado de Gallatin, cerca de Harrisburg, a polícia informou que a tempestade destruiu uma igreja na cidade de Ridgway, destaca o jornal 'Chicago Tribune'.
Atualmente, os serviços de emergência realizam buscas nas cidades afetadas para verificar se há cidadãos soterrados nas casas. EFE
Washington, 01 mar (Lusa) -- O número de mortos por tornados na região oeste dos Estados Unidos aumentou para 12, aos quais se juntam ainda dezenas de feridos e danos materiais em três estados, revelaram as autoridades.
Em Harrisburg, Illinois, a cidade mais afetada pelos tornados da madrugada de quarta-feira, morreram pelo menos seis pessoas, duas delas menores, confirmou o porta-voz do estado Mike Claffey citado pela agência Efe e salientando que na área urbana da cidade, com 9.000 habitantes, existem elevados danos materiais.
Vários estados norte-americanos, nas zonas oeste e sul, permanecem sob a ameaça de fortes tormentas e alertas de tornado.
Nova York - Pelo menos seis pessoas morreram devido a uma tempestade no meio-oeste dos Estados Unidos, sendo que três foram vítimas de um tornado em Harrisburg, no Estado americano de Illinois. As informações são das redes americanas CNN e NBC.
O tornado teria destruído de 35 a 40 casas em Harrisburg, de acordo com a emissora local KFVS12.
As outras três vítimas fatais são de Missouri, onde um tornado teria atingido a cidade de Buffalo, onde uma pessoa morreu. As outras duas mortes ocorreram na região de Cassville e Puxico.
Só em Buffalo 3.000 casas ficaram sem luz durante a tempestade. Em Branson e Lebanon, a tempestade deixou dezenas de feridos. Na primeira, conhecida por abrigar teatros famosos, o rastro de destruição é visto desde o centro da cidade até a rodovia Highway 76, de onde placas e sinais foram arrancados com a força do vento.
Pelo menos oito pessoas ficaram feridas após a passagem de outro tornado em Harveyville, no Kansas. Três estão em estado crítico no hospital. O tornado teria destruído 40% da cidade.
O Serviço de Meteorologia Nacional dos Estados Unidos prevê mais chuvas e tornados na região, sendo que um ou dois serão "muito fortes".
Tornados ocorridos no oeste dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira deixaram, pelo menos, 12 mortos e dezenas de feridos. Segundo autoridades, Indiana, Missouri e Kansas sofreram danos materiais.
A cidade mais atingida pelo fenômeno natural, Harrisburg, em Illinois, ao menos seis pessoas morreram, sendo duas crianças, de acordo com o porta-voz do estado Mike Claffey em entrevista à agência "Efe". Ele informou ainda que há sérios danos na área urbana da cidade, que tem 9 mil habitantes.
A ameaça de tormentas e alertas de tornados rondam outros estados norte-americanos, nas regiões oeste e sul.
Foto: Reprodução de TV